Koto foi introduzido no Japão por volta do século VIII
Quando falamos de música tradicional japonesa, primeiramente nos vem à mente um cantor ou cantora em trajes cantando enka , conhecida como a canção popular japonesa. Mas as raízes desse tipo de música, no entanto, possuem uma longa história e encontram-se relacionadas a diversos tipos de instrumentos e estilos musicais.
Enfocando apenas alguns dos instrumentos tradicionais utilizados nos dias de hoje, podemos citar o shamisen , o koto e o shakuhachi . O primeiro é geralmente considerado como o banjo. Possui apenas três cordas de seda trançada; o braço e o corpo do instrumento são feitos de madeira e somente parte do corpo é revestido de pele de gato bem esticada. Três estacas de marfim e madeira são colocadas na extremidade do braço para ligar as cordas ao corpo.
shamisen
Shamisen veio da China para as ilhas de Ryûkyû
O shamisen veio inicialmente da China para as ilhas de Ryûkyû (Okinawa), de onde passou para todo o Japão na segunda metade do século XVI. Logo ganhou grande popularidade e, aos poucos, foi se alterando a maneira e o modo de se fazer e de se tocar o shamisen até o modo como encontramos hoje.
Usado originalmente como acompanhamento nas artes narrativas, o shamisen é utilizado tanto nas artes cênicas clássicas como kabuki e bunraku , bem como nas artes musicais populares, como as canções folclóricas minyô ou o enka. Não se pode deixar de destacar o surgimento de jovens tocadores solos de shamisen nos últimos anos.
O koto ou sô de 13 cordas é originário da China e foi introduzido no Japão por volta do século VIII, tornando-se um dos instrumentos do Gagaku , antiga música realizada na corte imperial.O koto foi um dos primeiros instrumentos a cumprir dupla função de acompanhamento e de apresentação solo, havendo já no período Edo (1603-1867) o estabelecimento de diferentes estilos. O koto é como uma longa cítara cujas cordas são dedilhadas por plectros (tsume) colocados nas pontas dos dedos.
Shakuhachi é um tipo de flauta de bambu sem palheta
O shakuhachi, um tipo de flauta de bambu sem palheta, foi criado na China e chegou ao Japão na Era Muromachi (1338-1573). Era usado em cerimônias budistas, mas depois tornou-se uma arte solo.
Na Era Edo, esses três instrumentos começaram a ser usados em conjunto dando origem ao estilo musical chamado Sankyokugassô , literalmente “concerto de três instrumentos”.